terça-feira, 26 de março de 2013

Reunião entre URE e Secretários Municipais - COMAE 2013



Está acontecendo na sede do NTE reunião entre URE e Secretários Municipais e seus representantes para repassar informações sobre as conferências municipais em preparação para a Conferência Intermunicipal a ser realizada nos dias 22 e 23 de abril de 2013.
Na oportunidade, as multiplicadoras do NTE repassaram informações sobre a oferta deste ano para o Curso de Introdução a Educação Digital.  


URE de Balsas realiza reunião para planejamento da Conferência Intermunicipal de Educação

No último dia 21 de março, aconteceu na sede da URE, reunião para repassar informações sobre a Conferência Intermunicipal de Educação em Balsas.
Estiveram presentes a Gestora Regional de Educação, Maria dos Anjos Oliveira Costa, o diretor de Educação, Valderlúcio Carvalho, Mara Vargas, professora-técnica da URE e as professoras que participarão como mediadoras e redatoras da referida Conferência.


A Conferência Intermunicipal no pólo balsense terá a Unibalsas (Faculdade de Balsas) como parceira, e contará com a participação de representantes dos municípios da região do sul do Maranhão, entre eles:  Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso, São Felix de Balsas, Sambaiba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Feira Nova do Maranhão, Nova Colinas, Formosa da Serra Negra, Alto Parnaiba, Carolina, São Pedro dos Crentes, Riachão e Balsas.

COMAE 2013


 


A Conferência Maranhense de Educação (COMAE) visa, sobretudo, a articulação entre governo e sociedade em prol de uma educação com qualidade social. Irão ocorrer 27 Conferências Intermunicipais de Educação no estado, no período de abril a junho de 2013, nas sedes dos municípios que abrigam as Unidades Regionais de Educação (UREs), envolvendo os 217 municípios do Estado. Serão organizadas pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), composto por membros titulares e suplentes indicados por uma das 24 entidades representativas que o compõem.
O tema abordado, nesse ano, será o Plano Nacional da Educação e a integração e articulação entre os entes federativos (municípios, estado e União) para que estabeleçamos melhorias na colaboração no ensino, visando, com isso, a qualidade do mesmo.
Os eventos têm como objeto de discussão a Educação Básica, Profissional e Superior, incluíndo todas as suas etapas e modalidades de ensino. Primando pela participação de todos os seguimentos locais, visam garantir o debate daqueles que se interessam pelo tema, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão.
As Conferências atuarão reforçando a parceria entre a Seduc, Sistemas de Ensino, Órgãos Educacionais, e a Sociedade Civil Organizada no intuito de estabelecer compromissos educacionais mútuos, que culminarão no Plano Estadual de Educação (PEE), documento norteador que será apresentado durante a Conferência Maranhense de Educação (COMAE) no mês de agosto deste ano.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Oficina no CE Pe. Fábio Bertagnolli

Nos dias 19, 20 e 21 de março, os professores do CE Pe. Fábio Bertagnolli participam de Oficina "Como salvar arquivos no Linux 4.0" e orientações aos professores de como utilizar as TICs nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, área de Ciências da Natureza,  Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias respectivamente, nos turnos matutino, vespertino e noturno.



segunda-feira, 18 de março de 2013

Capacitação para Coordenadores de Lieds da Rede Municipal de Balsas


Está acontecendo na sala de formação do NTE a Capacitação para os coordenadores dos Laboratórios de Informática (lieds) da Rede Municipal de Balsas com o objetivo de oportunizar a inclusão digital dos profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepara-los para a utilização significativa do laboratório de informática, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática profissional.
O curso intitulado Introdução à Educação Digital, tem a duração de 40 horas,  sendo 20 horas presenciais e 20 horas à distância. A formação iniciou no dia 14 de março, no turno matutino, e encerrará no dia 20 de março deste ano. 
 


II Encontro Pedagógico no CE Pe. Fábio Bertagnolli


Na última 6ª feira, dia 15/03, os professores e coordenadores do CE Pe. Fábio Bertagnolli participaram do II Encontro Pedagógico deste ano letivo.



Acesse o link para mais detalhes: escolapadrefabio.blogspot.com.br.

terça-feira, 12 de março de 2013

Diagnóstico Geral dos Laboratórios de Informática das Escolas Municipais da Zona Urbana de Balsas

A multiplicadora Lucinalva, NTE/Balsas, juntamente com as professoras Firmina e Filomena, visitaram 18 escolas da rede municipal de Balsas, zona urbana, entre os dias 21 de fevereiro e 06 de março deste ano, para fazer diagnóstico técnico pedagógico dos laboratórios de informática com a finalidade de detectar os possíveis problemas dos lieds e apontar as futuras ações e, dessa forma otimizar o uso pedagógico dos computadores nas referidas escolas. O diagnóstico foi solicitado pela Secretária Municipal de Educação Ana Lúcia Noleto Bastos.
 
EM Joaquim Coelho e Silva

EM Profº Joca Rêgo

EM José Bernardino

EM Mª Justina Serrão

EM Mariinha Rocha
EM Moisés Coelho e Silva