quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Escola estadual de Balsas, CE Pe. Fábio Bertagnolli, desenvolve o projeto "Troca de Funções"

A escola estadual CE Padre Fábio Bertagnolli está desenvolvendo o projeto "Troca de Funções" com o objetivo  de  despertar o interesse pelo magistério como também pela preservação do patrimônio público. Uma das ações do projeto é que em um determinado dia, os alunos assumem o comando de todas as atividades exercidas por funcionários da escola, desde a função de auxiliar de serviços gerais até a função de professor.

Abaixo, clique no link para visualizar a reportagem exibida no último dia 30/10, no Jornal Mirante TV, afiliada da Rede Globo, em São Luis.

Reportagem exibida no Jornal Mirante TV

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Técnicos da URE/Balsas recebem capacitação sobre a utilização das TIC

No último dia 24/10, os técnicos da Unidade Regional de Educação receberam formação sobre o uso pedagógico do Projetor Proinfo/MEC e lousa digital.

Essa formação teve como objetivo apresentar aos mesmos as mais novas tecnologias disponíveis nas escolas públicas e suas funcionalidades pedagógicas.




segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mais uma escola foi contemplada com o Projeto Amicro do Peito em Balsas

Como consequência do bom desempenho do projeto Amicro do Peito na escola Didácio Santos, que vem sendo acompanhado pelo NTE, mais uma escola foi contemplada com o programa  em Balsas. A escola selecionada foi a Unidade Integrada Alexandre Pires.

A equipe técnico pedagógica do grupo Actcon já esteve na instituição fazendo cadastro, sondagem no laboratório de informática e implantação do projeto. Na oportunidade, a coordenadora do projeto no Maranhão, Jozonete Sacramento, apresentou o programa ao grupo de professores do Ensino Fundamental. 

Agora só faltam alguns ajustes para que a escola inicie o projeto ainda este ano.







sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Equipe pedagógica do Grupo Actcon responsável pelo Projeto Amicro do Peito visita escolas de Balsas

No dia 17/10, a equipe técnico pedagógica do Grupo Actcon esteve visitando a UI Didácio Santos para realizar encontro pedagógico  com professores de Língua Portuguesa e Matemática que estão participando do projeto Amicro do Peito com a finalidade de avaliar as atividades já aplicadas no laboratório de informática e planejar futuras ações didáticas referentes ao projeto.

Professores da UI Didácio Santos, coordenadoras do lied, multiplicadoras do NTE,  gestora da escola e equipe do grupo Actcon





No turno vespertino, a equipe visitou a UI Alexandre Pires para apresentar o projeto aos professores do ensino fundamental  e planejar o início da implantação do programa na referida escola.


Professores da UI Alexandre Pires, Gestora, multiplicados do NTE e equipe do Grupo Actcon


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Universitários do CESBA/UEMA iniciam o curso IED

Aconteceu na última 5ª feira, dia 10/10, o 1º encontro presencial do curso Introdução à Educação Digital no Centro de Ensino Superiores de Balsas (CESBA). Estão inscritos na turma universitários que estão cursando o 3º, 5º e 7º períodos do curso de Letras.




formação continuada tem como objetivo apresentar as tecnologias existentes na escola bem como sua utilização como ferramenta pedagógica além de contribuir para a inclusão digital dos futuros profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo é trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino nas escolas públicas.

O curso está acontecendo na instituição através da parceria entre o CESBA/UEMA e o NTE/Balsas.

Visualize mais fotos abaixo:

Acadêmicos desenvolvendo atividades proposta na aula


Cursistas fazendo atividades no aplicativo Writer

Multiplicadora apresentando o material do curso através do CD. 


Cursistas fazendo atividades no aplicativo Writer
Criação de  desenhos no Tux Paint

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Professor, Parabéns!!!!!!


Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!

Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?

Mas bem lá dentro responde uma voz,


a que nos entende e fala por nós, 

- Vale sim, coragem
Você ensinando, faz bem a alguém,

e vai semeando nos alunos seus, 


a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
Você ensinando, aprende também.
um pouco de PAZ e um tanto de Deus.