quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é lançada no Sul do MA


Breve descrição do programa:

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação, lançada em 2013, para oferecer formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 unidades da Federação.

O programa tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais.

O Pacto visa através das formações o aperfeiçoamento dos professores, promover a valorização, rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e consolidar a escola como espaço privilegiado dos processos de formação continuada. 

No Maranhão, o lançamento do PACTO aconteceu em todas as UREs regionais no último dia 28 de outubro de 2014, sendo que na URE de Balsas contou com a presença de professores orientadores de estudo, a formadora regional, Sandra Bergolli, a gestora regional de educação, Maria dos Anjos Oliveira Costa, gestores das escolas estaduais, a equipe da Unidade Regional de Educação, equipe de multiplicadores do NTE, coordenadora da UFMA/Balsas, Giselia Brito dos Santos, representantes de alunos e professores e outros segmentos da sociedade.

Na solenidade de abertura, houve a apresentação da Banda Marcial de Balsas que é formada por alunos de escolas da rede pública e privada da referida cidade.


Apresentação da Banda Musical de Balsas no Balsas Premier Hotel




Professores orientadores  do PNEM da URE/Balsas

 













 
Solenidade de Abertura do PNEM


























No período de 28 de outubro a 31 de outubro do corrente ano, houve a formação dos orientadores de estudo ministrada pela formadora regional, que repassou o cronograma de trabalho, as dinâmicas da formação continuada e análise dos cadernos de estudo.

Nesse período, houve a participação dos multiplicadores do NTE, auxiliando no uso das ferramentas do tablet educacional e outras mídias. 

Formação dos Orientadores de Estudo no auditório da UFMA

Os participantes demonstraram muito entusiasmo com essa nova perspectiva e acreditamos que os objetivos da formação foram alcançados.

Abaixo, visualize o vídeo da apresentação da Banda Marcial de Balsas.