segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aplicativos de Armazenamento nas Nuvens

Post da Lucinalva Rêgo Ribeiro, multiplicadora do NTE, na Revista Nosso Estilo.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Explorando o SIAEP - Estudo dirigido

O que temos para hoje é a exploração do ambiente do SIAEP (Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas) para posterior acompanhamento nas escolas no que se refere ao preenchimento do Diário Eletrônico.




Oficina SIAEP com técnica da URE

Oficina SIAEP com técnica da URE

Oficina SIAEP com técnica da URE

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Encontro Mobilização Social pela Educação


Aconteceu na última sexta-feira, dia 07 de agosto de 2015, o encontro pela  Mobilização Social pela Educação com pessoas dos vários segmentos da sociedade dos 14 municípios que formam a Unidade Regional de Balsas. O encontro visou mobilizar as famílias, a comunidade escolar e toda a sociedade pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender a todos os brasileiros.

A Mobilização é pautada pelas ações previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação do MEC, que oferece orientação e incentivo a lideranças sociais, gestores da educação pública, profissionais da educação e representantes de segmentos organizados, entre outros, para a realização de ações norteadas pelo diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos.
(Extraído do site: http://mse.mec.gov.br)

O ministrante da palestra foi o professor Sérgio Maia, consultor da UNESCO, que capacitou os presentes para atuarem como novos mobilizadores locais nas suas comunidades civis e escolares. Também foi criado o Comitê de Mobilização com integrantes dos municípios presentes.






Formação SIAEP em Balsas

Em 10 de agosto de 2015, na sede do NTE/Balsas, aconteceu oficina para o uso do SIAEP (Sistema de Administração de Escolas Públicas) sob a orientação da formadora Cilene Maria Pereira de Oliveira da Silva, do NTE de Imperatriz. Esta oficina visa formar multiplicadores para a orientação aos professores no preenchimento do Diário Eletrônico. Estavam presentes as multiplicadoras do NTE e uma técnica da URE, Cleide Helena. 



O SIAEP é uma ferramenta de apoio a toda comunidade escolar, professores, alunos, gestores, pais, técnicos administrativos, disponibilizando informações importantes como boletim e histórico escolar, horários de aula de professores e alunos, acompanhamento de conteúdos, carga horária de disciplinas, cadastro de notas, situação disciplinar de alunos, bem como acesso a todos os dados pertinentes à escola e ao ensino.  


Até o ano passado, na nossa regional, o SIAEP era sob responsabilidade da URE. Agora, ficará sob a responsabilidade do NTE, cuja coordenação será da Ilda Ramos Leal Casella.