sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto Inclusão de Alunos da Rede Pública de Balsas no Mundo Digital

           O projeto de Inclusão Digital de Alunos da Rede Pública, tem como objetivo principal incluir o maior número possível de estudantes em estratégias capazes de favorecer o acesso a realidade tecnológica que vem provocando mudanças abruptas na vida de todos.
A proposta do projeto possibilita-nos ampliar o uso quantitativo e qualitativo da informática, atingindo um maior números de estudantes, dando condições para instrumentalizá-los na utilização da informática, pois ela constitui-se um instrumento capaz de proporcionar a interação Ciência – Tecnologia – Sociedade, já que o processo de informatização nas diversas atividades humanas impõe profundas transformações sócio-culturais, determinando novos modos de agir e de pensar.
 
          Quatro turmas estão sendo capacitadas pelas multiplicadoras Ana de Ava, Lucinalva e Silvânia. As primeiras escolas envolvidas no projeto são UI Didácio Santos  (11 alunos, no turno matutino e 8 alunos, no turno vespertino), UI  Alexandre Pires (8 alunos no turno matutino) e CE Pe. Fabio Bertagnolli (15 alunos, no turno matutino).

       O curso tem a carga horária de 24 horas, sendo três horas diárias, uma vez ou duas vezes por semana.

Oficina Pedagógica na UI Didácio Santos

Foi realizada no dia 24 de outubro de 2011, na UI Didácio Santos, turno matutino, a oficina Utilização do Blog como Ferramenta Pedagógica. Houve a participação de seis professoras que trabalham nas séries de 4º ao 6º ano. 


Na oficina, as professoras tiveram a oportunidade de visitar blogs educativos e observar como fazer publicações, no blog da escola, das atividades pedagógicas realizadas no ano de 2011.
Ao final da oficina, as professoras se comprometeram a utilizar o blog postando seus trabalhos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1º Encontro Presencial do Curso Elaboração de Projetos

No dia 19 de outubro de 2011, aconteceu o 1º encontro presencial do Curso Elaboração de Projetos.  Fizemos o encontro em dois momentos, pela manhã no NTE e à tarde no CE. Dom Daniel Comboni.
Contamos com a presença de 11 professores dos 13 inscritos. Durante o encontro, foi entregue o material de apoio aos cursistas, apresentação dos objetivos, proposta pedagógica, matriz curricular, metodologia, avaliação, ambientação e espaços virtuais.  A multiplicadora do NTE de Balsas responsável pela turma é Ilda Ramos Leal Casella.  
Os professores presentes no encontro mostraram-se motivados e interessados em participar do curso.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

NTE de Balsas faz entrega de Certificados

No dia 06 de setembro de 2011, foram entregues os certificados dos professores que concluiram os cursos de Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.
Na ocasião, fez-se presente a Gestora Regional de Educação, Maria dos Anjos Oliveira Costa, a gestora da escola CE Dom Daniel Comboni, as multiplicadoras do NTE e os professores cursistas que concluiram os referidos cursos.
Na oportunidade, também foi oferecido um coquetél aos presentes.