terça-feira, 26 de novembro de 2013

Professor desenvolve projeto de Língua Inglesa em escola de Ensino Médio

Visando a aprendizagem da língua estrangeira e o desenvolvimento artístico cultural dos alunos do Centro de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, o professor de Língua Inglesa, Tiago da Costa, desenvolveu o projeto Normal’s Got Talent na escola, cuja temática do projeto foi apresentar um pouco da cultura norte americana e britânica, bem como informações e curiosidades relevantes sobre o tema. Foram selecionados oito estados norte-americanos e mais a Grã-Bretanha como temas de apresentação. Os estados norte-americanos foram os seguintes: Califórnia, Texas, Nova Iorque, Flórida, Massachusetts, Havaí, Illinois e Nevada. 

Segundo  o prof. Tiago: “Desde o início percebi que seria um grande desafio trabalhar com uma língua estrangeira, devido à falta de base de muitos alunos, carga horária limitada, dentre outros obstáculos que poderiam fazer que eu desistisse desta tarefa... Após alguns estudos e cursos que fiz falando sobre a relevância e a interatividade da pedagogia de projetos, decidi implantar um projeto de apresentações artísticas envolvendo o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Baseado no programa de talentos britânico Britain’sGotTalent, adaptei o nome do nosso projeto escolar para Normal’sGotTalent, já que a escola é popularmente conhecida como “Escola Normal”.

A temática escolhida foram datas comemorativas dos países de língua inglesa e os temas escolhidos foram Ano Novo, Valentine’s Day (Dia dos Namorados), St. Patrick’s Day (Dia de São Patrício), Halloween (Dia das Bruxas), Bonfire Night (Noite dos Fogos), Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) e como houve o apoio da Língua Espanhola, foram acrescentados ainda o Dia da Hispanidade, Cultura da Argentina e Dia dos Mortos.

O projeto teve como produto final o seminário  no dia 07 de novembro de 2013 (quinta-feira), que foi apresentado por cada turma com apresentação informativa com slides explorando aspectos culturais, turísticos e curiosos de estado trabalhado e uma apresentação  artística: dança,  coral, peça teatral,  etc.











Outra estratégia será a criação de uma fanpage no Facebook e a atualização com sugestões de sites, filmes e vídeos úteis, acompanhados e supervisionados pelo professor.  

Assista à reportagem sobre o seminário do projeto exibido na TV Mirante, filiada da Rede Globo de Televisão. 


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Iniciou o recadastramento de servidores ativos, inativos e pensionistas do interior do Maranhão

O recadastramento geral de dados dos servidores do Estado integra um conjunto de ações e projetos prioritários da Segep para a modernização e eficiência da máquina pública e, consequentemente, a real melhoria dos serviços prestados ao servidor. Por causa da obrigatoriedade do recadastramento, todos os servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas do interior, terão de atender à convocação do Governo.
(Fonte: Imirante.com)
Para a comodidade dos servidores, a Segep disponibilizou no seu site (www.segep.ma.gov.br) o link Viva Recadastramento, onde eles deverão preencher e imprimir seus formulários de atualização cadastral e apresentá-los, junto com os seus documentos originais, no posto de atendimento da Unidade Regional de Educação (URE)  em Balsas que está localizado na avenida 06, s/n, Bairro Cohab Velha (CE Padre Fábio Bertagnolli).