terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dica tablet: como usar o pendrive

Visualize abaixo a dica que o formador Magno Anchieta do NTE de Paço do Lumiar postou sobre o uso do pen drive no tablet educacional:  


Em nossas formações estamos sempre aprendendo junto com os professores a utilizar os tablets. Já são dois modelos diferentes do gadget.
Na versão atual do tablet nos deparamos com algumas diferenças e já chegamos até a pensar que ele veio com algumas limitações em relação ao anterior.
Uma dessas diferenças é em relação ao uso de pendrive. Já sabíamos que era necessário a utilização de um adaptador USB (disponível em vários modelos - ver figuras) para que fosse possível essa conectividade.



Entretanto, quando usávamos o adaptador na versão do tablet Positivo YPY (Android 4.1.1) o leitor não funcionava, ou seja, o conteúdo do pendrive não era visualizado no gerenciador de arquivos do aparelho. Depois de verificar a configuração, conseguimos descobrir a razão do problema.
É necessário fazer uma configuração cujos passos são descritos abaixo:






1) Encaixe o pendrive no adaptador mini usb x usb e insira no tablet (na entrada mini usb);


2) Na tela do tablet vá em Configurações/Opções do desenvolvedor/Modo USB:


3) Use o modo "servidor" para conectar dispositivos USB;



4) Para acessar o pendrive use o gerenciador de arquivos Es Explorer File Manager (atualizado);

 4) Vá no seguinte caminho: LOCAL/USB_STORAGE. Pronto: pode acessar os arquivos do seu tablet. 

 


4) Para retirar o pendrive é bom que seja de modo seguro, para evitar danificar o dispositivo de armazenamento ou a porta USB. Para isso vá em CONFIGURAÇÕES/ARMAZENAMENTO/desmontar armazenamento compartilhado (desmontar a memória USB);




5) Confirme dando um "touch" em OK e retire seu pendrive do tablet.


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

UFG - Universidade Federal de Goiás - Labtime lança 2º Curso piloto para desenvolvimento de games




Foram abertas as inscrições para a 2ª Oferta Piloto do Curso de Desenvolvimento de Games do LabTIME/UFG em parceria com a SEB (Secretaria de Educação Básica) e MEC (Ministério da Educação). Você que é aluno da rede pública de ensino e está cursando o Ensino Médio inscreva-se gratuitamente no curso até o dia 10 de agosto de 2014. Vagas limitadas! 

Mais informações pelo site: www.labtime.ufg.br.

O NTE oferece palestra a gestores e coordenadores no município de Balsas-MA

Aconteceu palestra pedagógica direcionada aos gestores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino na cidade de Balsas. Foram abordados dois tema: O uso pedagógico das TIC e o Papel do Gestor na incorporação das TIC na escola.
A palestra foi ministrada pela multiplicadora Lucinalva R. Ribeiro e aconteceu no dia 06 de agosto de 2014. Estiveram presentes 32 participantes.

Abaixo, visualize os slides apresentados na palestra:






Visualize fotos abaixo: