segunda-feira, 22 de junho de 2009

O COMPUTADOR PODE CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA?

Prezados professores do curso Educação Digital, este espaço é destinado a aprendizagem colaborativa. Aqui vocês divulgarão suas idéias para que sejam lidas e discutidas com outros professores. Iniciaremos uma discussão sobre o tema: "Como o computador pode contribuir para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica? Você que já teve oportunidade de ler sobre o assunto, já participou de discussões, agora registre aqui suas conclusões sobre o assunto. Leia as postagens dos colegas e deixe a sua colaboração.

8 comentários:

pan y vino disse...

A possibilidade de uma ferramenta transformar um espaço social ( a escola)causa uma certa hojeriza, pois é como se estivéssemos apostando na impotência dos atores reais da escola. É a prática pedagógica que deve ser transformada, o uso das TICs seria uma consequência benvinda, mas consequência e não causa. A que se propõem a escola e os profissionais nela envolvidos? Se essa pergunta não for respondida com seriedade, podem aparecer robôs, mutantes e outros trecos e nada mudará nesse espaço tão caro pra todos nós.

Congregação Batista no Potosi disse...

O computador visa motivar e preparar o professor a inserir nas suas práticas pedagógicas, a tecnologia da comunicação e informação ,buscando a melhoria da aprendizagem nas Escolas Públicas .
Rosimar

Anônimo disse...

Sim. É uma ferramenta necessária que vem contribuir e muito com a nossa prática pedagógica e consequentamente com a evolução dos nossos discentes.
Prof. Guia-S.R.Mangabeiras.

Congregação Batista no Potosi disse...

O compurador pode sim contribuir para a transformação da prática pedagógica , pois esta ferramenta é muito útil na realização de todas as tarefas do professor incluido a aplicação de aulas com ritimos mais inovadores e com certeza iremos ter resultados mais satisfatórios.

M. C. Pinheiro.
Professora da U.I.Monsenhor Barros
Mangabeiras, 26/06/09

Congregação Batista no Potosi disse...

Pode porque ele é um instrumento significativo em tecnologias, onde alunos e professores se conectam no ensino presencial e a distância.

Maryneusa
UNIDADE INTEGRAADA MONSENHOR BARROS

Congregação Batista no Potosi disse...

O computador pode contribuir sim para a transformação da prática pedagógica,pois o professor precisa ter várias fontes de pesqisas tornando-se mais eficiente , deixando suas aulas interessantes.


Professora Leda

Unidade Integrada Monsenhor Barros.

Marcelino disse...

"O computador" não pode visar a motivar nada (ele não é sujeito, a não ser em filme de ficção), o seu uso sim , e é justamente disso q tratei no meu comentário: é a proposta pedagógica, feita por homens e mulheres, que irá determinar o uso da ferramenta e não o contrário.Além disso, o fato de ele possibilitar o acesso a várias fontes de pesquisa, permitir a conexão professor/aluno, e ser útil na realização de tarefas, apenas corrobora a opinião de que estampos tratando de uma ferramenta a nosso serviço. São os nossos objetivos, nossas metas, que determinarão a mudança em nossa prática.

Escola Sertão Maranhense disse...

O computador é um instrumento fantástico para a transformação educacional,um recurso inovador e atrativo, que pode cooperar para possibilitar a formação de cidadãos críticos, conscientes, capazes de resolver seus próprios problemas, de ampliar suas possibilidades e evidenciar suas potencialidfades, independente de seu ritmo ou deficiência.