terça-feira, 30 de junho de 2015

CULMINÂNCIA DO PROJETO "DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO"

         O projeto foi desenvolvido nos três turnos com a participação dos professores da área de Humanas e da área de Linguagens do turno vespertino, com apoio no NTE, sob a orientação da professora/multiplicadora Aline Weber. 

          A iniciativa está de acordo com a  Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

           O objetivo do projeto foi valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positiva nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à história, literatura, arte, culinária, religião música e dança.
       
       A culminância do projeto aconteceu no último dia 26 de junho. No turno matutino houve apresentação teatral sobre a vida na África e exposições orais sobre:
* heróis negros;
* quilombos no Maranhão;
* religiosidade africana;
* direitos humanos;
* discriminação e preconceito racial.
Professores orientadores: Maria da paz, Antonio, Josélia e Cleudilene. 



No turno vespertino as apresentações aconteceram no auditório da Escola e contaram com a presença do Gestor Regional de Educação, Prof. Flávio Damasceno. 
               Os alunos apresentaram:
* Exposições sobre a culinária  africana e indígena;
* Pintura indígena;
* Dança carimbó;
* Samba de roda;
* Peça de teatro sobre preconceito racial;
* Desfile sobre as profissões exercidas por negros atualmente; e
* Capoeira

Professores orientadores: Maria de Lourdes, Felisdete, Antonio e Ceiça. 





No turno noturno os alunos também realizaram belíssimas atividades orientadas pelas professoras Ceiça e Maria dos Reis. Confiram:
* Dança - zumba
* Exposição sobre Quilombos;
* Culinária africana;
* Peça teatral sobre preconceito racial;
* Vídeo sobre o racismo no futebol;
* Vídeo sobre o tráfico negreiro;
* Dança - reggae
* Apresentação do grupo Zumbi de Capoeira.




quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto Feira da Diversidade: O PODER DO JOVEM - NEGRO E ÍNDIO.


Despertar a consciência sobre lutas dos grupos raciais – indígenas e negros – e faixa etária jovem, analisando as relações de poder vivenciadas e a capacidade dos mesmos como sujeitos históricos, é o  principal objetivo do projeto realizado na escola UI Didácio Santos, no turno matutino, envolvendo os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O projeto teve início no dia 04 de maio, sendo que a metodologia aplicada foi a pesquisa sobre o tema na internet e nos livros didáticos sugeridos pela professora de Língua Portuguesa, Daniela Gambetta. Após realização dos estudos e pesquisas, propôs-se aos grupos a promoção da Feira da Diversidade: O Poder do Jovem, do Negro e do Índio. Na feira, os grupos formados produziram apresentações artísticas, tais como peças teatrais, danças, exposições e músicas que evidenciaram o poder do grupo étnico/etário que representaram (conforme o tema). Os professores das demais disciplinas apoiaram o evento avaliando a participação de cada grupo apresentadas.  


Os temas desenvolvidos pelos alunos foram:

-O Poder do Jovem
-Música de Origem Afro: Samba e Reggae
-Estética Negra A
-Xenofobia contra o Nordestino
-Democracia Racial e a Legislação, Proteção e Benefícios aos Negros e Índios
 

















Os objetivos propostos deste momento educativo foram:
·  Compreender as consequências do colonialismo cultural;
·  Despertar a consciência sobre lutas dos grupos raciais – indígenas e negros – e do jovem pela justiça social;
· Motivar ações afirmativas que defendam a identidade de uma etnia;
·  Infundir a ideia do jovem como sujeito histórico de seu contexto social.





quarta-feira, 17 de junho de 2015

NTE oferece aos alunos do CE Pe. Fábio Bertagnolli oficinas sobre tecnologias educacionais

Observando o mau uso da tecnologia pelos alunos dentro e fora da sala de aula, o que vem  ocasionando prejuízo no processo ensino-aprendizagem, a multiplicadora do NTE, Aline Weber, em parceria com professores do CE Pe Fábio Bertagnolli, consideraram necessária a realização de oficinas com os alunos da referida escola para uso do editor de texto Writer, editor de apresentação Impress, internet para pesquisas, criação de e-mail e blog da escola, no laboratório de informática da escola (lied).
Tendo como principal objetivo conhecer diferentes gêneros digitais para realização de atividades escolares, as professoras Aparecida Ioppi, Leila Guedes, Carmenvan e Sueli, estão desenvolvendo as aulas em forma de oficinas que possibilitam aos alunos a criação de gmail individual e envio de email com ou sem anexo, edição e formatação de textos, criação de pastas e uso do pendrive, criação de apresentações com slides referentes a conteúdos das disciplinas envolvidas e pesquisas direcionadas na internet.

Aula sobre o editor de apresentação Impress












A 1ª etapa do projeto com as 1ª séries iniciou em 15 de Maio, com previsão de finalizar em 30 de Junho. Progressivamente as demais turmas irão desenvolver as atividades.

Projeto interdisciplinar na CE Pe. Fábio Bertagnolli aborda o tema Educação e a Relação Étnico Raciais

Com o objetivo de valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à história, literatura, arte, culinária, religião música e dança, o CE Padre Fábio Bertagnolli, localizado em Balsas-MA, está aplicando o projeto "DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO", nas  Áreas de Humanas e Linguagens, nos turnos matutino e vespertino. 

O projeto visa contrapor-se ao histórico distanciamento das questões étnico-raciais dentro do contexto escolar, levando os sujeitos inseridos no processo educacional a desenvolverem uma postura crítica acerca de tais questões o que resultará em mudanças atitudinais que contribuirão para a formação pessoal e social dos alunos.

As mídias são os principais recursos utilizados para a efetivação dos objetivos propostos, destacando,  o datashow, computadores, cartazes, cds, dvds, tv, aparelho de som e internet, além da mídia impressa, os livros didáticos.

O projeto teve início no dia 13 de maio de 2015 e será trabalhado nos horários de aula das disciplinas envolvidas. A culminância será dia 24 de junho para toda a comunidade escolar, nas formas de seminários, mostras e peças teatrais.


Pesquisa no lied da escola: site a cordacultura.org.br.

Pesquisa no lied da escola: site a cordacultura.org.br.



Mais detalhes acesse o blog da escola CE Pe. Fábio Bertagnolli.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Oficinas aplicadas nas escolas estaduais

Os laboratórios de informática das escolas UI Professor Luiz Rêgo e CE Maria do Socorro Coelho Cabral foram contempladas com computadores na versão Linux Educacional 5.0 do MEC/ Proinfo Integrado.
Para otimizar o uso pedagógico das máquinas nas referidas escolas, o NTE está aplicando a oficina "Conhecendo  a interface do Linux Educacional 5.0" com o objetivo de apresentar aos participantes as ferramentas  disponíveis no sistema e suas possibilidades pedagógicas por meio da elaboração de atividades e produção de diversos gêneros discursivos nas diversas áreas do conhecimento.
O Público Alvo são os Profissionais da escola (gestores, equipe pedagógica e professores), tendo a duração de um encontro presencial com todos os professores e mais três encontros presenciais por áreas de conhecimentos.

Professores da UI Prof. Luiz Rêgo

Professores CE Mª Soc. Coelho Cabral
Professores UI Professor Luiz Rêgo 

Professores do CE Mª do Soc. Coelho Cabral

.