segunda-feira, 31 de março de 2014

Oficina: O Uso dos Notebooks da Sala de Recurso Multifuncional

As Salas de Recursos Multifuncionais atendem alunos com deficiências (intelectual, auditiva, visual, múltipla e física), com transtornos globais do desenvolvimento (pessoas com síndromes e espectros do autismo) e com altas habilidades/superdotação. Os alunos frequentam as salas de aula do ensino regular num horário e no horário oposto frequentam a Sala de Recurso Multifuncional, que oferta o AEE - Atendimento Educacional Especializado.


Percebendo a necessidade de conhecer e incluir os notebooks destinados às salas de recursos multifuncionais, os professores da rede municipal de ensino de Balsas participaram de oficina no dia 28 de março de 2014 na EM Mariinha Rocha e teve duração de 8 horas.




No turno matutino, foi  apresentado aos participantes as partes do notebook (hardware), como criar pastas, como usar a webcam, como usar o bluetooth, como baixar vídeos, assim como foram apresentados os aplicativos disponíveis no notebook, como: Tux Paint,  MEC Daisy, Headmouse, Rataplaphoons, Plaphoons, DSpeech, Micro Fênis , Gcompris, entre outros, que são adaptados para alunos do AEE.










No turno vespertino,aconteceu a socialização de atividades práticas e sites educativos destinados ao AEE, onde um aluno com deficiência visual apresentou aos professores o Aplicativo DosVox.







Para a realização da oficina a formadora do NTE contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.



sexta-feira, 14 de março de 2014

Professores do turno noturno da UI Alexandre Pires recebem formação

No dia 13 de março, os professores que trabalham no turno noturno da escola UI Alexandre Pires em Balsas, receberam a formação para entrega, configuração e uso dos tablets educacionais. 

Durante a formação, alguns dos professores participantes partilharam informações sobre aplicativos que podem auxiliar a prática pedagógica do educador, tal como o teamviewer.

Com essa formação, foram concluídas as capacitações nas escolas da sede de Balsas, porém os plantões pedagógicos continuam nas sextas feiras para os professores que não puderam comparecer às formações em suas respectivas escolas.

Visualize algumas fotos:




quarta-feira, 12 de março de 2014

Formação sobre laptops do Programa Pronacampo no NTE de Balsas

Lançado no ano de 2013, o Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO) tem o objetivo de atender escolas rurais e quilombolas com ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas; formação de professores; educação de jovens e adultos; e educação profissional e tecnológica.

Na região de Balsas  os  municípios de Carolina, Fortaleza dos Nogueira, Loreto e São Raimundo das Mangabeiras já foram contemplados com Laptops Educacionais.

Professoras de Fortaleza dos Nogueira
No dia 11 de março de 2014 iniciou o 1º encontro para a  formação sobre o uso dos laptops no campo do Programa Pronacampo. Compareceram neste dia 9 pessoas, sendo 3 técnicos de informática e 6 professores das escolas participantes dos municípios de Fortaleza dos Nogueira, Loreto e São Raimundo Mangabeiras. com carga horária de 8 horas, nos turnos matutino e vespertino, ficando marcado o próximo encontro para o dia 08 de abril deste.




Professoras de Fortaleza dos Nogueira - MA

 
Técnicos de Loreto mudando o SO
Na formação, os técnicos foram orientados a trocar o sistema operacional meta 6 pelo Ubuntuca e os professores receberam instruções de como ligar/desligar, funções do teclado, conheceram os ícones da área de trabalho, arquivos e pastas (imagens, vídeos, etc), como também as ferramentas disponíveis no Sistema Operacional (SO).


Técnico de Fort. dos Nogueira mudando o SO

Técnico de São Raimundo das Mangabeiras


A formação foi um sucesso, pois esta ferramenta vem auxiliar  os professores do campo a planejar e desenvolver aulas  mais interessantes, divertidas e envolventes.










sexta-feira, 7 de março de 2014

Formações sobre Tablet Educacional continuam...

Os professores da escola UE José Pereira de Sousa, no último dia 26/02, turno noturno, também receberam formação sobre o uso do tablet educacional. 

Percebe-se que durante as formações os professores sentem-se empolgados com a perspectiva que a ferramenta ora apresentada poderá ser um elo na promoção do ensino aprendizagem.