segunda-feira, 31 de março de 2014

Oficina: O Uso dos Notebooks da Sala de Recurso Multifuncional

As Salas de Recursos Multifuncionais atendem alunos com deficiências (intelectual, auditiva, visual, múltipla e física), com transtornos globais do desenvolvimento (pessoas com síndromes e espectros do autismo) e com altas habilidades/superdotação. Os alunos frequentam as salas de aula do ensino regular num horário e no horário oposto frequentam a Sala de Recurso Multifuncional, que oferta o AEE - Atendimento Educacional Especializado.


Percebendo a necessidade de conhecer e incluir os notebooks destinados às salas de recursos multifuncionais, os professores da rede municipal de ensino de Balsas participaram de oficina no dia 28 de março de 2014 na EM Mariinha Rocha e teve duração de 8 horas.




No turno matutino, foi  apresentado aos participantes as partes do notebook (hardware), como criar pastas, como usar a webcam, como usar o bluetooth, como baixar vídeos, assim como foram apresentados os aplicativos disponíveis no notebook, como: Tux Paint,  MEC Daisy, Headmouse, Rataplaphoons, Plaphoons, DSpeech, Micro Fênis , Gcompris, entre outros, que são adaptados para alunos do AEE.










No turno vespertino,aconteceu a socialização de atividades práticas e sites educativos destinados ao AEE, onde um aluno com deficiência visual apresentou aos professores o Aplicativo DosVox.







Para a realização da oficina a formadora do NTE contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.



Nenhum comentário: