Nos dias 04 e 05 de novembro, a técnica da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE), Luzinete Gomes, e a técnica do grupo Actcon, Jozonete Sacramento, estiveram em Balsas para fazer formação pedagógica sobre o Projeto Amicro do Peito que agora é de total responsabilidade da STE. Nos dois dias, foram repassadas as diretrizes e propostas do projeto para posterior planejamento e elaboração da sequência didática para a aplicação do projeto em 2016.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
NTE participa da II Semana de Ciência e Tecnologia- UFMA/Balsas
O NTE esteve presente na II Semana de Ciências e Tecnologia de Balsas-MA, cujo tema em 2015 é "Luz, Ciência e Vida", promovido pela Universidade Federal de Maranhão/Campus Balsas com o apoio de Governo Federal, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O evento aconteceu nos dias 20 a 23 de outubro com uma programação que incluía]]] oficinas, minicursos, apresentação de pôsteres, palestras e feira de ciências.
Diretor da UFMA- Profº Dr. Francisco |
Alunas do CE Mª do Socorro Coelho Cabral |
Alunas do CE Mª do Socorro Coelho Cabral |
Alunos do CE D. Daniel Comboni e UI Didácio Santos |
Aluna do CE D. Daniel Comboni integindo |
Equipe da URE e multiplicadoras do NTE |
Agradecemos à equipe organizadora da II Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, sob a coordenação dos Prof. Dra. Gisélia Brito dos Santos e Prof. Msc. Jefferson Fontinele da Silva em oportunizar espaço para a exposição das TICs durante o evento.
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
OFICINA: TABLET EDUCACIONAL E SIAEP MÓVEL
Os professores das escolas CE Pe. Fábio Bertagnolli e UI Didácio Santos participaram das oficinas sobre:
- Uso do pendrive no tablet educacional : Criação de pasta no tablet educacional; Salvando arquivos e pastas no tablet ou nas nuvens e,
- SIAEP MÓVEL.
Visualize, abaixo, os slides sobre a oficina Tablet Educacional:
UTILIZANDO O PENDRIVE NO TABLET EDUCACIONAL
Veja como baixar o SIAEP MÓVEL em seu tablet Educacional:
SIAEP MÓVEL
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Professores da EM Joca Rêgo participam de oficina
No dia 05 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, foi realizada oficina sobre as ferramentas do Linux Educacional. As ferramentas trabalhadas foram: Gcompris, Tuxpaint, Tuxmath e apresentação da interface do Linux Educacional.
Oficinas Pedagógicas
No último dia 03 de outubro de 2015, aconteceu encontro pedagógico na UI Alexandre Pires. Na pauta do encontro, foram destacadas as oficinas sobre o Uso Pedagógico dos Blogs, Uso do Pen drive no Tablet e Siaep Móvel. No encontro, também foram abordados diversos assuntos, tais como: antecipação do termino do ano letivo de 2015, propostas de atividades para os sábados letivos, apresentação dos projetos "Somos a Cor do Brasil" e " 3R": Reduce, Reuse and Recycle.
Estavam presentes 22 professores dos 3 turnos de trabalho da escola.
Torna-se importante registrar que algumas ações propostas nas oficinas ficaram comprometidas por causa da conexão à internet que estava muito lenta, prejudicando o acesso e postagens nos blogs.
sexta-feira, 4 de setembro de 2015
NTE realiza Oficina para alunos do Curso de Pedagogia da UNIBALSAS
Hoje, na sede do NTE, aconteceu oficina para alunas do Curso de Pedagogia da Universidade de Balsas.
O objetivo do encontro foi apresentar o Proinfo Integrado, as funções dos Núcleos de Tecnologia Educacional, a abrangência e as ações desenvolvidas pelo NTE. Também foram mostradas as mídias que estão disponíveis nas escolas da rede pública estadual do MA, assim como manuseio do Projetor Multimídia (Projetor Proinfo).
Compareceram no encontro 24 universitárias e o professor titular da turma, Jackson, da disciplina Tecnologias aplicadas à Educação.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Explorando o SIAEP - Estudo dirigido
O que temos para hoje é a exploração do ambiente do SIAEP (Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas) para posterior acompanhamento nas escolas no que se refere ao preenchimento do Diário Eletrônico.
Oficina SIAEP com técnica da URE |
Oficina SIAEP com técnica da URE |
Oficina SIAEP com técnica da URE |
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Encontro Mobilização Social pela Educação
A Mobilização é pautada pelas ações previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação do MEC, que oferece orientação e incentivo a lideranças sociais, gestores da educação pública, profissionais da educação e representantes de segmentos organizados, entre outros, para a realização de ações norteadas pelo diálogo com as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento, por parte dos pais, na vida escolar dos filhos.
(Extraído do site: http://mse.mec.gov.br)
O ministrante da palestra foi o professor Sérgio Maia, consultor da UNESCO, que capacitou os presentes para atuarem como novos mobilizadores locais nas suas comunidades civis e escolares. Também foi criado o Comitê de Mobilização com integrantes dos municípios presentes.
Formação SIAEP em Balsas
Em 10 de agosto de 2015, na sede do NTE/Balsas, aconteceu oficina para o uso do SIAEP (Sistema de Administração de Escolas Públicas) sob a orientação da formadora Cilene Maria Pereira de Oliveira da Silva, do NTE de Imperatriz. Esta oficina visa formar multiplicadores para a orientação aos professores no preenchimento do Diário Eletrônico. Estavam presentes as multiplicadoras do NTE e uma técnica da URE, Cleide Helena.
Até o ano passado, na nossa regional, o SIAEP era sob responsabilidade da URE. Agora, ficará sob a responsabilidade do NTE, cuja coordenação será da Ilda Ramos Leal Casella.
terça-feira, 30 de junho de 2015
CULMINÂNCIA DO PROJETO "DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO"
O projeto foi desenvolvido nos três turnos com a participação dos professores da área de Humanas e da área de Linguagens do turno vespertino, com apoio no NTE, sob a orientação da professora/multiplicadora Aline Weber.
A iniciativa está de acordo com a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.
O objetivo do projeto foi valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positiva nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à história, literatura, arte, culinária, religião música e dança.
A culminância do projeto aconteceu no último dia 26 de junho. No turno matutino houve apresentação teatral sobre a vida na África e exposições orais sobre:
* heróis negros;
* quilombos no Maranhão;
* religiosidade africana;
* direitos humanos;
* discriminação e preconceito racial.
Professores orientadores: Maria da paz, Antonio, Josélia e Cleudilene.
No turno vespertino as apresentações aconteceram no auditório da Escola e contaram com a presença do Gestor Regional de Educação, Prof. Flávio Damasceno.
Os alunos apresentaram:
* Exposições sobre a culinária africana e indígena;
* Pintura indígena;
* Dança carimbó;
* Samba de roda;
* Peça de teatro sobre preconceito racial;
* Desfile sobre as profissões exercidas por negros atualmente; e
* Capoeira
Professores orientadores: Maria de Lourdes, Felisdete, Antonio e Ceiça.
No turno noturno os alunos também realizaram belíssimas atividades orientadas pelas professoras Ceiça e Maria dos Reis. Confiram:
* Dança - zumba
* Exposição sobre Quilombos;
* Culinária africana;
* Peça teatral sobre preconceito racial;
* Vídeo sobre o racismo no futebol;
* Vídeo sobre o tráfico negreiro;
* Dança - reggae
* Apresentação do grupo Zumbi de Capoeira.
quinta-feira, 18 de junho de 2015
Projeto Feira da Diversidade: O PODER DO JOVEM - NEGRO E ÍNDIO.
Despertar a consciência sobre lutas dos grupos raciais – indígenas e negros – e faixa etária jovem, analisando as relações de poder vivenciadas e a capacidade dos mesmos como sujeitos históricos, é o principal objetivo do projeto realizado na
escola UI Didácio Santos, no turno matutino, envolvendo os alunos do 2º ano do Ensino Médio. O projeto teve início no dia 04 de maio, sendo que a metodologia aplicada foi a pesquisa sobre o tema na internet e nos livros didáticos sugeridos pela professora de Língua Portuguesa, Daniela Gambetta. Após realização dos estudos e pesquisas, propôs-se aos grupos a promoção da Feira da
Diversidade: O Poder do Jovem, do Negro e do
Índio. Na feira, os grupos formados produziram apresentações artísticas, tais como peças teatrais, danças, exposições e músicas que evidenciaram o poder do grupo étnico/etário que representaram (conforme o tema). Os professores das demais
disciplinas apoiaram o evento avaliando a participação de cada grupo apresentadas.
-O Poder do Jovem
-Música de Origem Afro: Samba e Reggae
-Estética Negra A
-Xenofobia contra o Nordestino
-Democracia Racial e a Legislação, Proteção e Benefícios aos Negros e Índios
Os temas desenvolvidos pelos alunos foram:
-Música de Origem Afro: Samba e Reggae
-Estética Negra A
-Xenofobia contra o Nordestino
-Democracia Racial e a Legislação, Proteção e Benefícios aos Negros e Índios
· Compreender
as consequências do colonialismo cultural;
· Despertar
a consciência sobre lutas dos grupos raciais – indígenas e negros
– e do jovem pela justiça social;
· Motivar
ações afirmativas que defendam a identidade de uma etnia;
· Infundir
a ideia do jovem como sujeito histórico de seu contexto social.
Assinar:
Postagens (Atom)