quarta-feira, 24 de abril de 2013

Conferência Intermunicipal em Balsas - COMAE 2013


Foi  realizada em Balsas, nos dias 22 e 23 de abril,  a II Conferência Intermunicipal de Educação onde participaram da solenidade de abertura, conduzida pelo Diretor Regional de Educação, Valderlúcio Alves Carvalho, contou com a presença do Secretário Estadual de Educação, Dr. Pedro Fernandes, do Secretário Adjunto de Gestão Institucional - SEDUC-MA e Coordenador do Fórum Estadual de Educação, o Senhor Luis Fernando Silva, do  Prefeito Municipal de Balsas, Luis Rocha Filho, representando os prefeitos da região sul do MA,  juntamente com a Vice Prefeita e Secretária de Educação de Balsas, Ana Lúcia Noleto Bastos, representando os secretários municipais, da  Rainilde Gomes Campos - Supervisora de Currículo - SEDUC-MA,  entre outras autoridades e representantes de todos os segmentos da sociedade dos 11 municípios envolvidos. A Conferência foi promovida pelo Fórum Estadual de Educação, Fórum Nacional de Educação, Secretaria Estadual de Educação e Unidade Regional de Educação de Balsas. A organização local ficou sob a responsabilidade de Maria dos Anjos Oliveira Costa (Gestora Regional de Educação), Valderlúcio Alves Carvalho (Diretor Regional de Educação), Walter Alencar de Sousa (Secretário Executivo da Conferência), Equipe técnica da URE, Técnicas da SEDUC e Equipe da Unibalsas.



O início da Conferência em Balsas foi marcada por atividades culturais como apresentações da Fanfarra da Escola UI Professor Luis Rêgo (Balsas). Em seguida, no auditório da  Unibalsas, o aluno Maurício Lopes Valadares do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Virgínia Cury (Balsas), deficiente visual total, tocou em teclado e cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Balsas, acompanhado pelo público presente. 


A Conferência teve como objetivo, discutir e alterar proposições do Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação, como também  construir proposições norteadas para o plano estadual de educação, que orientarão a politica nacional à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas.


Após a fase de discussão das alterações das proposições, os participantes realizaram plenárias para votação, aprovação ou alteração dos Eixos Temáticos. Terminada a  aprovação dos Eixos, foi iniciada a eleição dos delegados que defenderão as proposições aprovadas em plenária na Conferência Maranhense de Educação (COMAE) em agosto de 2013 na cidade de São Luis/MA.







Nenhum comentário: